As atividades de aventura são em sal maioria realizadas em meio natural. É nossa obrigação cuidar dos locais por onde passamos e realizamos nossas atividades, pois tais locais são antes de qualquer coisa a fonte e cenário de nossas praticas.
Nesse contexto sempre utilizamos os caminhos disponíveis para chegar ao local de prática ou o caminhar por trilhas é a própria prática do Turismo de Aventura. As trilhas são em geral a forma mais antiga de se conhecer determinada localidade, e sua manutenção depende muito da atitude dos visitantes.
Algumas atitudes são simples de serem seguidas e contribuem muito com a manutenção dos caminhos, como manter-se sempre no leito principal das trilhas, evitando atalhos.
Quando a atividade está relacionada a acampamentos, devemos ter o mesmo cuidado e atitude com relação aos caminhos, evitando áreas frágeis, como por exemplo uma clareira cheia de vegetação rasteira com muitas espécies de flores, ou mesmo uma área úmida.
Portanto, ao escolher sua área para acampar dê preferência para os locais onde o solo é resistente e desprovido de vegetação, ou tenha no máximo gramíneas com resistência suficiente para agüentar o impacto.