quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Freios, Mosquetões

Freios

Existem basicamente dois tipos de freios:


Os dinâmicos:

A- Oito: Muito popular, sua força de frenagem é baixa, ou seja é preciso fazer mais força para frear. Resistência entre os 2000 kg ou 4000 kg.


B- Placa: Popularmente mais conhecidas como bolachas, é uma opção melhor do que o oito. Combinada com dois mosquetões sua força de frenagem que é bem interessante aumenta consideravelmente, resistência entre 1500 kg a 2500 kg.

C- Tubo: Força de frenagem no geral menor que as placas, segundo alguns testes alguns modelos tem força de frenagem similar ao oito, sendo aconselhável usar com dois mosquetões, resistência entre 1500 kg a 2500 kg.


Estáticos:

A- Gri-Gri: Muito seguro totalmente automático. Não é indicado para rapeis grandes (mais de 50 metros) pois pode provocar grande aquecimento na peça, podendo queimar a corda, resistência 2200 kg.

B- Stop: Muito seguro Totalmente automático, mas pode deslizar um pouco se a corda estiver molhada ou enlameada (no caso de espeleologia). Ideal para rapeis longos.


Mosquetões

Existem basicamente três tipos de mosquetões:

Os de segurança (com rosca), normais e os ligeiros.

No nosso caso vamos tratar apenas dos mosquetões com Trava de segurança (rosca).


Mosquetões de rosca

A- Tipo pêra ou HMS: para montar paradas (reuniões).

B- Tipo "D" ou oval: para proteger passos críticos, usar no cabo de ancoragem (solteira ou alto seguro), no freio para fazer o rappel ou para dar segurança, sua resistência deve ser entre os 2500 kg a 3500 kg.

Fonte: www.clubedosaventureiros.com

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