terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Sobrevivência na Selva

A capacidade de sobrevivência residirá basicamente numa atitude mental adequada para enfrentar situações de emergência e na posse de estabilidade emocional, a despeito de sofrimentos físicos decorrentes da fadiga, da fome, da sede e de ferimentos, por vezes, graves.

Se o indivíduo ou o grupo de indivíduos não estiver preparado psicologicamente para vencer todos os obstáculos e aceitar os piores reveses, as possibilidades de sobreviver estarão sensivelmente reduzidas.

Na selva, saber defender-se contra o calor e o frio, saber encontrar água e alimento, saber prestar os primeiros socorros, em proveito próprio ou alheio, serão tarefas de grande importância para a preservação da saúde.


Deslocamento na Selva

O indivíduo ou grupo de indivíduos, ao ver-se perdido ou isolado na selva e tendo necessidade de sobreviver, tenderá naturalmente a movimentar-se em uma direção qualquer, em busca de salvação. Será normal esta precipitação, mas totalmente errada, pois muitos já perderam a vida por se terem deixado dominar pela ânsia de salvar-se, andando a esmo e entrando, fatalmente, em pânico.


Regra Geral

É aconselhável que sejam observadas rigorosamente as seguintes regras, expressas pela palavra E-S-A-O-N:

E: - ESTACIONE - fique parado, não ande à toa.
S: - SENTE-SE - para descansar e pensar.
A: - ALIMENTE-SE - saciando a fome e a sede, qualquer um terá melhores condições para raciocinar.
O: - ORIENTE-SE - procure saber onde está, de onde veio, por aonde veio ou para onde quer ir, utilizando-se do processo que melhor se aplique à situação.
N: - NAVEGUE - agora sim, desloque-se na direção selecionada.

Proteção na Selva

Um homem na selva, em regime de sobrevivência, necessita de algum conforto, de condições psicológicas as mais favoráveis possíveis e de proteção contra o meio adverso. Ele necessita de um abrigo eficiente, limpo e de bom aspecto. As operações na selva podem ser sinteticamente conceituadas como sendo o emprego da inteligência, do vigor físico e da adaptabilidade à selva. Um dos meios de conseguir isto é construir um bom abrigo, sempre que possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário