domingo, 31 de janeiro de 2010

Animais Peçonhentos

Os animais venenosos são animais que possuem veneno mas não possuem mecanismo de inoculação. Os animais peçonhentos são animais que além de venenosos, possuem um mecanismo especializado de inoculação, a peçanha, que é utilizada como arma de caça ou de defesa.

Exemplos de animais peçonhentos: serpentes (jararaca, cascavel, surucucu), escorpião, aranha.

Exemplos de animais venenosos: sapos, baiacu.

Os acidentes com serpentes peçonhentas geralmente ocorrem quando seu ambiente é invadido.
As cobras são animais de sangue-frio ou ectotérmicos, isto, a temperatura de seu corpo varia com a temperatura do ambiente. Por esse motivo, os répteis ficam expostos ao sol para se aquecer e diminuem a atividade durante o inverno. As cobras alimentam-se de outros animais (a maioria roedores e sapos). Elas possuem dois sexos - machos e fêmeas, sendo difícil diferenciar um do outro pela aparência exterior.
As estatísticas mostram que aproximadamente 78% dos acidentes ocorrem na região das pernas ou pés, 18% nas mãos e os 4% restantes em todo o resto do corpo. Ou seja, a utilização de botas e/ou perneiras e estar atento ao local onde coloca as mãos podem evitar 96% dos acidentes.

Mas é preciso ter cuidado com outros animais venosos que podemos encontrar quando caminhamos na mata ou quando acampamos.
Das inúmeras espécies de aranha do Brasil apenas aquelas pertencentes ao gênero Phoneutria, Lycosa e Loxosceles são venenosas pela sua picada. A Aranha Marrom é considerada a mais venenosa. As aranhas peçonhentas não fazem teias, exceto a Marrom; sua teia é irregular e semelhante a um chumaço de algodão. A Aranha Marrom possui hábitos noturnos, só pica quando não há possibilidade de fuga, por isso os acidentes mais comuns ocorrem quando a vítima esmaga uma contra o corpo ao se vestir. Vive no meio das folhas e tijolos e à noite sai para alimentar-se. Algumas dicas básicas : sacudir roupas e sapatos antes de usar, não pôr a mão em buracos, sob pedras, sob troncos "podres", o uso de calçado e de luvas pode evitar acidentes.
Vale a pena também pesquisar sobre outros animais que podem causar danos a sua saúde : Lonomia, lepidópteros, Himenópteros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário