domingo, 14 de fevereiro de 2010

hidratação e sua importância

Aqui vamos comentar como fazer para se manter hidratado e o porque é tão importante ficar hidratado.

Em caso extremo que fique perdido na mata mantenha-se hidratado o tempo todo. Abaixo alguns dica como para obter água na selva:

* extraia o líquido do cipó d'água fazendo um corte acima do local que desejar, apertando-o no lugar que pretende ingerir o líquido;
* o bambu também poderá fornecer água, mas não a beba caso o seu aspecto esteja sujo;
quando chover utilize uma folha como um funil para conduzir a água até sua boca;
* a água estocada nas folhas da bromélia podem ser ingeridas;
* se houver um rio nas proximidades, procure seguir sempre o seu leito para garantir o estoque de água.

Mas lembre-se a água do rio sempre deve ser purificada, para não causar diarréia e outras doenças transmitidas pela água. Alguns métodos para purificar água:
- Ferver a água de 1 a 5 minutos
- Colocar de 1 a 2 gotas de hipoclorito de sódio (cloro de uso doméstico) por cada litro de água clara. A proporção dependerá da concentração de cloro existente. Misturar bem e esperar 30 minutos antes de beber .
- Utilizar pastilhas de cloro, se puder consegui-las, pedindo sempre instruções para o uso. (pode ser encontrado em alguns site de esporte de aventura).


Os efeitos da desidratação

Quando sentimos sede já estamos em processo de hipohidratação. Por isso, não podemos esperar a manifestação da sede para nos hidratarmos. Perda hídrica de 2% do peso corporal: manifestação da sede. Perda de 4% do peso corporal: ocorre diminuição da capacidade de hidrólise e diminuição do desempenho. Perda de 7% do peso corporal: há comprometimento plasmático. 9% do peso corporal: há risco de colapso. 10% do peso corporal: risco de morte

Consequências da não reidratação

Quando um indivíduo torna-se hipohidratado, ocorre diminuição do volume plasmático com aumento da concentração de sódio e potássio. Todos eletrólitos ficam mais concentrados se não houver reposição hídrica. Pode ocorrer débito cardíaco, diminuição do fluxo sanguíneo para os tecidos e prejuízo na performance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário